Resenha: The Selection


Hello guys!
A resenha de hoje é de um livro que a maioria de vocês já ouviu falar, de tanto sucesso que fez. A Seleção, da Kiera Cass, já foi lido por mais de 20 mil brasileirinhas e mais 10 mil já prometeram que vão ler (dados retirados do Skoob, haha). Significa que eu cheguei um pouco tarde com essa resenha, mas não poderia deixar de comentar sobre o livro que já me arrebatou em duas versões de suas páginas.
Eu já tinha lido A Seleção (versão traduzida) no comecinho de 2013, mas não tinha feito nenhuma resenha. Como estou nessa vibe de ler livros inglês, e p-r-e-c-i-s-a-v-a da continuação da saga, comprei um box com os dois primeiros livros. Acabou que eu devorei novamente o primeiro título, e vim contar pra vocês porque vocês DEVEM ler The Selection.


The Selection
Book #1 - The Selection
Kiera Cass - 336 páginas - HarperTeen

America Singer é uma jovem de 17 anos que, embora subjugada à uma vida difícil pela sua posição nas castas - numa escala de 1-8, ela é uma Cinco -, não deseja mais que se casar com seu namorado, Aspen, e viver uma vida simples, mas cheia de amor. Só que seu conto de fadas é interrompido quando ela é escolhida para participar da Seleção, uma competição entre 35 garotas pela mão do príncipe de Illéa. Agora, America tem em suas mãos a chance de mudar sua vida inteira. Que vida  ela irá escolher?

Embora não haja inovações quanto ao cenário da estória - me refiro ao reality show que envolve os personagens -, o livro está longe de ser comparado às distopias do gênero. The Selection, ao contrário dos demais, apresenta um cenário bem mais ameno, onde as únicas tensões são em relação às eliminações entre as garotas, e vez ou outra, aos ataques rebeldes ao palácio.

Esse, aliás, é aspecto que, na minha opinião, poderia - e deveria - ter sido mais explorado pela autora, e um dos motivos que o tornam mediano. No decorrer de toda a leitura, e atestei isso principalmente no segundo livro, não fica claro o por que dos ataques, qual a finalidade deles e como pará-los. O forte do livro é mesmo o romance.

Uma das características que o fizeram cair no meu gosto, porém, é a narrativa. Isso por que a estória flui com facilidade e leveza, levando o leitor até um final que chega a parecer brusco, de tão inesperado que se torna. As personagens, também, tem uma carisma que dificilmente nos lembra que o evento principal do livro é uma seleção e que conflitos e tensões deveriam permear toda a leitura.

Pra quem precisa de um romance clichêzinho com cheiro de distopia futurística e características de young-adult, The Selection é a pedida certa. Aliás, você, como eu, vai querer repetir a dose.







Agora me respondam: quem também acha que o Príncipe Maxon é o homem dos sonhos?

Super beijo!

2 comentários:

  1. já ouvi falar super bem dessa trilogia, quero mt ler XD

    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, com certeza vale a pena Lívia. É uma trilogia bem leve e gostosinha de ler. Só fiquei um pouco incomodada com o segundo livro, mas mesmo assim quero muito ler o último livro! Beijinhos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...