Resenha: O Hobbit


Como prometido (e talvez um pouco tarde hehe) trouxe a resenha de O Hobbit pra vocês, que eu li um pouquinho antes da estréia do 2° filme no cinema.

+ + + +


O Hobbit
J.R.R Tolkien - 328 páginas - WMF Martins Fontes
Adicione o livro no Skoob.


Os fãs de O Senhor dos Anéis, e até aqueles que não são fãs, mas que estão por dentro da saga, devem ter sacado que O Hobbit é tipo um prelúdio da mesma. É até meio óbvio, porque o livro foi publicado antes da saga. Mas como, até então, só ela tinha ido às telas (que é uma forma crucial de divulgação), muita gente ainda não sabia desse livro. Eu mesma, conheci O Hobbit quando me pus a ler A Sociedade do Anel, e Tolkien fazia várias (muitas!) referencias ao livro em questão, e fui logo atrás desse primeiro livro sobre os excêntricos habitantes do Condado.
Pois bem, quando li O Hobbit conheci melhor a história de Bilbo Bolseiro, um hobbit endinheirado que gosta de levar a vida sem grandes aventuras. Mas em um dia calmo, como costuma ser os dias de todos os hobbits, Bilbo recebe a visita de Gandalf, um mago que está a procura de mais um integrante para a aventura que está prestes à começar.
É claro que isso é quase uma ofensa para Bilbo, e mais claro ainda que ele diria não. Mas depois de uma reunião inusitada de anões em sua casa e a promessa de recompensá-lo, caso o objetivo da viagem fosse alcançado, Bilbo decide aceitar. O problema é que o objetivo não é tão simples assim: eles tem que atravessar toda a Terra-Média, até as Montanhas Solitárias, para tomar de volta o reino dos anões, com possibilidades de enfrentar orcs, wargs, trolls, a própria natureza e até dragões. Dragões não, um só dragão, "O" dragão: Smaug.
Assim, nosso Bilbo querido parte, com cara e coragem, em busca de uma aventura que renderá diversas lembranças e fama ao humilde hobbit do Condado. Ah, e que também porá o Um Anel na história, até a saga seguinte.

Quando terminei de ler o livro meus olhos deviam estar brilhando. Tem tanta coisa maravilhosa, tanta coisa que só é mesmo possível imaginar graças a narrativa de Tolkien, que eu fiquei mais que maravilhada. Muitos se queixam do fato de ter sido escrito pra crianças e blábláblá, mas eu só me queixo de não o ter lido antes.

Tudo bem, há aquelas brechas nos acontecimentos, coisas que ficam meio que no ar SPOILER ALERT como o caso da morte do dragão, onde o homem, Bard, simplesmente o mata, sem grandes menções a quem ele era ou o que fazia, além de ser um morador da Cidade do Lago, e o porque Gandalf simplesmente abandonou os pequenos quando eles mais precisavam dele, e etc SPOILER ALERT mas, pra um bom entendedor, meia palavra basta, e nem isso me fez gostar menos do livro.

Todos os personagens são carismáticos o suficiente para te deixarem torcendo por eles, e a narrativa - cheia de detalhes - que em outras estórias pareceria cansativa, apenas te faz ficar mais à par do que realmente é esta jornada - eu amo♥!

Autores com tamanha imaginação, inspiração e dedicação com o único objetivo de levar entretenimento (o bom e saudável) são muito raros hoje em dia, e devem ser honrados por suas obras. Tolkien, a lenda, acaba de se concretizar como um dos melhores escritores de todo tempo pra mim, e espero conseguir completar a minha coleção de livros dele.

+ + + +


Só pra mostrar que o livro tem bastante ilustrações, e que é o próprio autor quem as faz. Tem como ser mais "O Cara"?!

Mapa ilustrado da Terra Média. Acho que Tolkien choraria de emoção ao ver o que o Google fez!

Tirei essa foto pra mostrar as cores da capa dessa edição. Achei um amorzinho♥


Quem mais concorda com a frase do Times?




















 Super recomendo esse livro pra quem gosta de pura fantasia e sci-fi. É perfeito!

com carinho,
         flávia c.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...