Resenha: Ana Karerina



Oi gente! Trouxe mais uma resenha pra vocês.

Eu já comecei a ler Ana Karerina assim que saiu o filme, porque fiquei com muita vontade de assistir, e sabendo que tinha um livro, quis ler primeiro pra fazer as comparações. Acontece que isso foi no semestre passado, e desde então, eu tinha abandonado ele. Só agora criei vergonha na cara coragem, e terminei. A primeira parte, quero dizer. Dei uma pesquisada no skoob, e vi que o livro (longo livro) que acabei de ler era só a primeira parte do romance(!). E sabem o que eu achei do livro? Dá uma olhadinha:

+ + + +

Ana Karerina
Livro #1 
Leo Tolstoi - 404 páginas - Abril
Adicione o livro no http://www.skoob.com.br/livro/45516Skoob.

O livro é um clássico que se passa em meados do séc XIX, contando várias histórias ao mesmo tempo: de um marido, que pensa em separação, de um jovem à procura da esposa perfeita, de uma jovem a procura de um marido, de um boêmio, que vive de iludir belas garotas, e de Ana Karerina, à qual todas essas histórias estão ligadas.
Ana é irmã de Stepane Arkadievitch, o marido que está insatisfeito com o casamento e com a situação da esposa, que agora anda toda desgrenhada pela casa, cuidando de seus filhos. Já não é mais a bela jovem, bem arrumada e cheirosa de quando se casaram. A esposa, Daria Alexandrovna, ou Dolly, entra em desespero ao ver o fim que levará seu casamento, e pede conselho à cunhada.
Ana viaja da Rússia, então, até casa de seu irmão. Bem casada, porém atraente, acaba chamando a atenção por onde passa em Moscovo, atraindo especialmente a de um jovem muito festeiro. E o que era uma missão de resgate de casamento acaba tornando-se o possível termino de outro.

Levei um bom tempo para entrar no ritmo da história, porque a linguagem é muito culta, com termos ainda do velho português, mas posso afirmar que a trama é envolvente. A riqueza de detalhes é um ponto alto no livro, o que pode tornar a experiência mais completa, mas também um pouco maçante. Outra característica do livro é o fato de os limites de começo, meio e fim - tão claros nos demais livros- não se mostrarem marcadamente no romance de Leo Tolstoi, mas apenas pelo fato das muitas histórias contadas em uma só.
O que me confundiu também, no decorrer da história, foram os nomes dos personagens. Sim! O nome deles! Isso porque Tolstoi usa apelido E nome duplo (tipo Alexei Alexandrovich) E nome completo no mesmo parágrafo. E foi problema ainda maior pra mim, que abandonei o livro por um tempo e só voltei lembrando o nome da Ana, do irmão dele, e de Levine, um dos meus personagens favoritos. Mas eis aqui um livro em que, apesar de não fazer-se criar um vínculo maior com o personagem principal, me cativou!
Obras primas como Ana Karerina são raros de se compor hoje em dia, por isso recomendo a leitura com vigor para os apreciadores da boa escrita e pra quem gostaria de viver no passado, alguma vez.

+ + + +
Uma curiosidade da cópia que eu peguei pra ler, na biblioteca da minha escola, é que ela é bem velhinha. Foi um amor fotografá-la♥









Espero que tenham gostado pessoas! 

 com carinho,
         flávia c.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...