Os países de Alice

Lembram daquela série de posts sobre os remakes de contos? Pois é! Esse é o 2º post sobre o assunto, e agora trago algumas versões de Alice, desde 1933. A essência do conto apresenta a história de uma menininha que encontra um coelho louco que corre apressado, sempre dizendo que está atrasado, e Alice não sabe para o que. Ao segui-lo, ela cai em um poço e sua aventura pelo País das Maravilhas começa, cheia de estranhezas e surpresas.

Alice in Wonderland (1933)
Dirigido por: Norman Z. McLeod
76 minutos
Gênero: Aventura, Família, Fantasia

Sinopse: Em uma tarde tediosa de inverno, Alice sonha que está visitando a terra atrás do espelho. Este acaba por ser um pesadelo surrealista, com todos os tipos de coisas estranhas acontecendo com ela, como a mudança de seu tamanho ou o jogo de críquete com flamingos.






Alice in Wonderland (1949)
Dirigido por: Dallas Bower
76 minutos
Gênero: Fantasia, Família, Ação

Sinopse: Esta versão teatral excepcional do clássico de Lewis Carroll apresenta uma combinação de personagens ao vivo e bonecos, criados pelo mestre titereiro Louis Bunin. O elenco inclui Carol Marsh como Alice, juntamente com Stephen Murray, Felix Aylmer, Ernest Milton, e Pamela Brown (em sequências ao vivo e como vozes dos bonecos). Dirigido por Dallas Bower, esta produção animada e divertida inclui alguns números musicais maravilhosos que serão apreciados por todas as idades.
Abaixo, um trecho do filme, pra vocês conferirem.



Alice no País das Maravilhas (1951)
Dirigido por: Clyde Geronimi, Hamilton Luske, Wilfred Jackson
75 minutos
Gênero: Animação

Sinopse: Conta a história de Alice,uma menina que persegue um coelho branco de colete e relógio de bolso até uma toca. Ela cai e chega a um lugar muito esquisito, o País das Maravilhas. Lá ela encontra diversos animais e plantas que falam, um chapeleiro doido, um gato que pode desaparecer, animais misturados com objetos, um feriado chamado desaniversário, uma porta falante e cartas de baralho que possuem vida.



Esta é, provavelmente, a primeira versão animada do conto, lançada pela Walt Disney, que encantou - e ainda encanta - crianças em todo o mundo.

Alice (1988)
Dirigido por: Jean Svankmarjer
75 minutos
Gênero: Animação

Sinopse: Quando Alice seguiu o Coelho Branco no País das Maravilhas, iniciou-se assim uma surpreendente e perigosa aventura onírica pelo mundo infanto-juvenil. O animador tcheco Jan Svankmajer criou uma obra-prima, interpretando de maneira mais surreal e absurda possível o clássico conto de Lewis Caroll. Combinando técnicas de animação e atores reais, ele deu uma nova e fascinante dimensão para uma das melhores fantasias já escritas.



Como não assisti o filme, não posso dar muito meu parecer, mas as impressões retiradas de comentários sobre o filme, é que essa é uma versão pura, "livre de efeitos a fim de transmitir a sinceridade e riqueza da imaginação infantil".

Alice no País das Maravilhas (1999)
Dirigido por: Nick Willing
150 minutos
Gênero: Aventura, Família, Fantasia

Sinopse: Um clássico é isso. Uma história que a gente sempre quer conhecer, rever, mostrar para quem não conhece, partilhar a experiência. Por isso, nunca é tarde (Como diria o Coelho Branco) para ver, sempre e sempre, as aventuras de Alice e sua gatinha no mundo das maravilhas. Uma versão ano 2000, enriquecida com os mais fantásticos efeitos especiais, reunindo um elenco dos melhores artistas do cinema da atualidade. Mas fiel à fabulosa imaginação de Lewis Carroll que, justamente, tornou essa história imortal.



Apesar de ser uma versão bem conhecida do conto, ainda não assisti também. Vale lembrar que acima, é só um trecho do conto.

A menina no País das Maravilhas (2008)
Dirigido por: Daniel Barnz
101 minutos
Gênero: Drama, Fantasia

Sinopse: Phoebe é uma menina rejeitada pelos seus colegas de classe, que deseja mais do que tudo participar da peça de teatro da escola, "Alice no País das Maravilhas". Com o estress do dia-a-dia, o comportamento de Phoebe piora cada vez mais, criando uma forte pressão em seus pais. Ambos tentam compreender e ajudar a filha, mas Phoebe se esconde em suas fantasias, confundindo realidade com sonho. A menina terá que encarar um duro processo, passando por uma incrível transformação.



Alice e o Novo País das Maravilhas (2009)
Dirigido por: Nick Willing
240 minutos
Gênero: Aventura, Drama, Fantasia

Sinopse: A jovem segue seu namorado, Jack, o qual é sequestrado e levado ao País das Maravilhas, cidade subterrânea governada pela malvada Rainha de Copas, interpretada pela vencedora do Oscar Kathy Bates, a quem não agrada a chegada de Alice.
Alice descobre que uma organização secreta trabalha para a Rainha sequestrando pessoas do mundo real e tirando dos seres humanos suas emoções.


Alice no País das Maravilhas (2010)
Dirigido por: Tim Burton
108 minutos
Gênero: Aventura, Família, Fantasia
Nota: 3.8/5

Sinopse: A trama será uma espécie de sequência do clássico original: Alice (Mia Wasikowska), aos 19 anos, vai a uma festa vitoriana e descobre que está prestes a ser pedida em casamento perante centenas de socialites. Ela então foge, seguindo um coelho branco, e vai parar no País das Maravilhas, um local que ela visitou há dez anos, mas não se lembrava.



(Finalmente uma versão que eu assisti!) A versão de Tim Burton é um pouco mais macabra e dramática que as gravadas até então. Alice vai pro País das Maravilhas mais velha, e lá descobre que tem uma missão a cumprir. Com personagens mais perigosos que o normal, mais engraçados que o normal, e mais normais do que parecem, a trama da história se desenvolve ao longo de seus 108 minutos.
O meu diagnóstico sobre o filme é que, não é um filme ruim. Os efeitos impressionam, e com certeza há mais interação com o espectador, causando apego aos personagens - vulgo Chapeleiro maravilhoso. E eu tenho plena consciência que o objetivo de ter Tim Burton como diretor é conferir um cenário mais macabro pro filme, mas isso me incomodou.
No entanto, o filme merece palmas, flores, oscars pela maquiagem, efeitos e atuações de Mia Wasikowska, Johnny Depp, Anne Hathaway e Helena Bonham Carter com seus "Cortem-lhe a cabeça!"

Once Upon a Time in Wonderland (2013)
Dirigido por: Ralph Hemecker
40 minutos
Gênero: Aventura, Drama, Fantasia, Romance

Sinopse: Once: Wonderland será derivada de Once Upon a Time. O programa será ambientado em um País das Maravilhas pré-maldição. A atriz australiana Sophie Lowe será a protagonista, Alice. Ao lado dela, por enquanto, estão apenas o britânico Peter Gadiof, como um aventureiro que será o interesse romântico da heroína, e Michael Socha, o galante Valete de Copas. Ambos acompanharão Alice em suas jornadas.



Todo mundo sabe que eu só falo em Once Upon a Time, né? Como vocês sabem, essa série é dos mesmos criadores, e até possuem personagens da série original. A estréia no Brasil é só em 2014, mas a série já está sendo exibida nos EUA desde do dia 10 de outubro.

E aí gente, quantos desses filmes vocês assistiram? Conhecendo um pouquinho de cada um agora, acho que vou mesmo assistir todos. Haja pipoca!
Beijinhos,
               Flávia C.

fonte sinopses: http://www.filmow.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...