Resenha: O Circo da Noite

Ei, gente!
O mês de março pode até não estar dando muito resultado em outras áreas, mas no quesito leituras, está sendo muito bom. Hoje a resenha é sobre tema circense (que eu AMO!), e eu espero muito que vocês gostem, e que dê pra captar minha intenção com essa resenha!

+ + + +

O Circo da Noite
Erin Morgenstern - 368 páginas - Intrínseca
Adicione o livro no Skoob.

Le Cirque des Rêves é um sucesso. Encanta à todos por onde passa, com suas atrações incomuns e sobrenaturais, incluindo tendas com jardins e labirintos fascinantes. O que seus espectadores não imaginam é que o circo é fruto de um duelo entre dois jovens. A verdade é que ele foi criado para ser o palco desse duelo que põe em risco a vida de todos os envolvidos, inclusive os seus transeuntes.

Enquanto lia a magnífica história de Morgenstern, li algumas críticas ao livro que me deixaram chateadas, porque corriam em uma linha totalmente contrária à minha opinião. Hoje, tendo o finalizado, não digo que concordo com os que criticaram, mas os entendo. É que a leitura do livro corre basicamente assim:

A narrativa é fascinante. Todos os detalhes que Erin descreve tão minunciosamente no livro tem um propósito. A autora está tentando claramente dar aos leitores uma visualização da grandiosidade do circo, que não é baseado em truques normais, como qualquer outro, mas cheio de coisas, pessoas e cenários que transcendem o normal. Não se trata de ilusão. É real. Ou melhor, é mágica.

A história corre bem, enquanto a autora nos dá vislumbres do passado (ou seria do presente?) e nos familiariza com os personagens desse circo arrebatador. Todos são tão carismáticos e ao mesmo tempo, tão cheios de mistérios, que caíram em minha graça quase imediatamente. Entendo (e antecipo) que pode haver, da parte de alguns, uma compreensão meio fragmentada dos acontecimentos, mas é justamente o que a autora quer, já que a narrativa não segue uma ordem cronológica respectiva. Eu mesmo tive que voltar ao início dos capítulos várias vezes para reler a data e entender o que esteve no passado, ou o que está no futuro. O presente não existe pros personagens, mas para os leitores, enquanto, entre um capítulo e outro Erin nos faz vivenciar um passeio pelas tendas do circo.

Por fim, o motivo real de eu ter feito essa resenha: Le Grand Finale - que não é tão grande assim. Tendo lido um livro com tantas maravilhas, fantasias e criatividade, é de se esperar um final ao menos parecido. E não é isso que temos. Muito pelo contrário, a solução que a autora dá para o conflito final é tão simples, que chega a ser decepcionante.

Contudo, jamais deixaria de indicar este livro para todos os gostos. Le Cirque des Rêves é o cenário mais encantador e cheio de magia que encontrei nessas minhas leituras, até agora. Então recomendo que vista sua melhor roupa preta, adicione um único detalhe em vermelho escarlate e espere até a noite para se tornar um rêveur, e andar pelas tendas do circo dos sonhos.

+ + + +

PSIU! Estão rolando boatos de que a Summit vai fazer a adaptação cinematográfica do filme e já tem até roteirista contratada. Vamos ficar de olho pra saber mais detalhes!


O que vocês acharam? Comentem!
Super beijo!

+ + +

Uma pequena nota sobre meu desaparecimento: tem sido muito corrido na faculdade esses dias. É que tem muito trabalho em grupo, que exige de mim ficar até tarde na faculdade, e aí eu não tô tendo tempo pra muita coisa, não. Aliás, essa semana eu só li esse livro, quando semana passada eu li 4! Então, peço um pouquinho de paciência comigo e já vou avisando: vai ser sempre assim. Enquanto eu estiver fazendo faculdade, vai ter esses momentos de interrupção no ritmo das postagens, mas eu vou trabalhar o máximo que puder pra minimizar os danos - ou o tempo em que eu passo sem postar. Espero que fiquem comigo♥

Outra nota: Geralmente quando eu fico muito tempo sem postar, acabo fazendo algumas resenhas só pro Skoob. Então, quem quiser acompanhar as minhas leituras em tempo real é só me adicionar por lá. O link é esse aqui, e eu aceito todo mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...