Desafio de Carnaval: Update



Oi gente!
Tô aqui pra dizer pra vocês que.... CONSEGUI!

Nesse post aqui, resolvi me colocar em um desafio pessoal e intransferível: ler os quatro livros restantes da saga Percy Jackson e os Olimpianos. E não é que eu consegui?

Os livros não são difíceis de ler: com um toque de humor, Rick Riordan nos introduz ao mundo dos Olimpianos, uma baita aula de história antiga. E posso falar? Os livros valem super a pena! Quando cheguei no último livro da saga fiquei, tipo: Como assim, acabou? Quero mais!

E para não ficar só nas minha impressões em conjunto, decidi fazer uma mini (super mini mesmo!) resenha para cada um dos livros. Vem comigo!

+ + + +

O Mar de Monstros
Percy Jackson e os Olimpianos #2
Rick Riordan - 286 páginas - Intrínseca

No segundo livro, que até recebeu um prêmio de melhor sequência, Rick Riordan nos leva à uma pequena viagem aquática, apresentando todos os seres mitológicos relacionados à água e ainda com um bônus de alguns monstros bem singulares, enquanto o herói busca o Velocino de Ouro, a única coisa que poderia trazer de volta à vida a árvore de Thalia - que mantêm o Acampamento Meio-Sangue seguro.
A narrativa continua igual à primeira: bem leve, e com um misto de tensão, mistério e humor nas várias cenas de Percy e os amigos. Os personagens se desenvolvem e até dá pra se apegar mais aos personagens de segundo plano.
Dos cinco, O Mar de Monstros é o livro mais fininho, mas nem por isso, o menos interessante.

+ + + 

A Maldição do Titã
Percy Jackson e os Olimpianos #3
Rick Riordan - 316 páginas - Intrínseca

Depois de receber um chamado de Grover, Percy parte em uma nova aventura: novos semi-deuses foram encontrados, e eles precisam levá-los em segurança para o acampamento. O estranho é a aura de mistério que há por trás deles, afinal não se sabe de que deus eles são filhos. Paralelamente, Cronos está conseguindo sucesso. Alguns titãs já se reergueram e há rumores de uma ameaça que pode pôr no chão o Olimpo. Entre situações caóticas e quase impossíveis de se escapar, os semi-deuses são obrigados à enfrentar a maldição do titã.
O ritmo da saga começa a se acelerar. As cenas de ação são mais complexas, e os perigos que os heróis tem de enfrentar começam a parecer mais perigosos, por assim dizer. Percy, agora, não luta apenas por interesse próprio.
O terceiro livro da série apresenta conflitos mais maduros, e uma das primeiras cenas realmente lamentáveis da saga.

+ + + 

A Batalha do Labirinto
Percy Jackson e os Olimpianos #4
Rick Riordan - 367 páginas - Intrínseca

A Batalha do Labirinto é um livro que consolida três caraterísticas da saga:
1 - Algum ataque de monstros SEMPRE faz Percy ser expulso da escola em que está (na maioria das vezes, Quíron tenta concertar a situação, mas Percy é expulso do mesmo jeito);
2 - Percy sempre desaparece para o acampamento, sem dizer adeus à sua mamãe e
3 - Todo verão, uma nova profecia é revelada.

Além de ter um dos assuntos que mais me interessam (a arquitetura), o penúltimo livro da saga é uma viagem ao labirinto de Dédalo, e além: fugindo de monstros, os heróis fazem uma viagem ao mundo sem pagar passagens.
Cronos agora ameaça o Acampamento Meio-Sangue. O mesmo Labirinto que esconde surpresas e terras jamais exploradas, carrega à única passagem pela qual os monstros podem acessar o refúgio dos heróis, sem perigos de barreiras. Percy e os amigos precisam impedí-los, antes que seja tarde demais.

+ + +

O Último Olimpiano
Percy Jackson e os Olimpianos #5
Rick Riordan - 384 páginas - Intrínseca

Enfim chegamos ao fim da saga.
 Bem, esse não foi o pensamento que tive. Na verdade, sofri por saber que minha aventura no Ocidental tinha acabado. Pelo menos fiquei conformada com o desfecho.
No livro final, vemos o quanto o personagem amadureceu, tomando responsabilidades que influem na segurança de todos - ou melhor, do mundo - e deixa de lado suas inseguranças e prioridades (inclusive sobreviver), pelo bem maior.
Rick Riordan também nos deixa com o coração na mão com a batalha final. Durante dias monstros e heróis lutam pelo controle do Olimpo, e o risco de perder personagens queridos é constante.
A saga vai deixar saudades, mas também deixou sua marca. E da melhor forma.

+ + + +

E aí pessoal, o que acharam? O melhor não foi ter conseguido completar o desafio, e sim a experiência e os dias em que viajei nas páginas da saga. Vale muito a pena.

Vou continuar fuçando a internet pra encontrar mais desafios pros próximos meses, então, se alguém tiver algum legal, que tal comentar aí embaixo?
Super beijo!

P.S. Quanto à nota, 5 estrelinhas para TODOS os livros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...