Resenha: Allegiant



Oi gente!
Faz um tempinho que não posto porque tava meio atulhada de coisas pra fazer, e sem tempo de ver filmes ou de fazer as resenhas pros livros que li recentemente. Mas bem, a última coisa que falei deles aqui foi que já tinha lido toda a saga Divergent, né? Hoje, nessa sexta-feira linda - exceto por que está nublado - trouxe pra vocês a resenha do livro mais legal da saga: Allegiant. Quer conferir? Lê aí!


+ + + +

Allegiant
Divergent #3 
Veronica Roth - 544 páginas - Katherine Tegen Books
Adicione o livro no Skoob!


Depois de uma série de acontecimentos que quase desencadearam sua morte, Tris agora se vê diante de uma nova aventura: descobrir quem são as pessoas que precisam da ajuda dos Divergentes. Ela e alguns dos "Allegiants" atravessam a cerca para entender o que se passa do lado de fora, e é essa jornada que é descrita no tão esperado fim da série.

Devo dizer que, agora sim, aprendi a gostar dos livros. O último episódio da saga tem ritmo de acontecimentos desacelerado em relação aos outros, enquanto as respostas das perguntas que Tris carrega desde o primeiro livro, são dadas à ela - e a nós. Não significa, porém, dizer que a estória fica chata, ou que fica tediosa. Afinal, foi por esse livro que a autora capturou minha atenção.
A narrativa também muda: agora vemos alguns momentos sob o ponto de vista de Tobias, que se torna um personagem mais forte ainda, quase se igualando à protagonista da estória.
Os personagens mais antigos firmam o vínculo com o leitor, e os novos conseguem deixar marca, mesmo aparecendo só agora.
Não vou soltar spoilers, mas tenho que dizer. O final é brilhante. Pode até ser que algumas pessoas não gostem, mas eu achei que com esse final alguns personagens se tornaram dignos do meu respeito.

Mesmo já tendo lido os três livros da série, a única coisa que ainda não me conquistou, foi a base de toda a estória: Tris Prior. Apesar de ter achado que ela amadureceu bastante, ainda encontro fraquezas na personagem. Seria spoiler citar um trecho em que justifico uma das razões porque prefiro outros personagens, mas no decorrer da leitura tenho quase certeza de que vocês podem identificar. E torno a dizer: apesar disso, ela conseguiu o meu respeito, nesse livro.

Bom, partes que a gente não gosta todo livro tem. Mas tenho certeza de que aqueles que estão loucos pra saberem qual o fim da saga, o fim de Tris e que não se cansam de Tobias Eaton vão A-M-A-R o desfecho de Divergente.

Eu adorei!

+ + + +

Uma nota sobre esse post: eu não fiz as tradicionais fotografias da edição porque, como já tinha feito o post sobre o box da série (Você perdeu? Clica nesse link!), achei desnecessário, até porque dá pra ver direitinho como todos os livros são né? O inglês do livro é fácil, e as letras são bem grandinhas, então dá pra devorar o livro bem rapidinho!

Um conselho bem bacana pra esse ano - que é o ano da Copa, ano dos gringos no Brasil... - é: leiam livros em inglês! Além de expandir a mente, com aventuras super legais, você tem um contato maior com o idioma, e aí pode até dispensar aqueles cursos de férias de inglês. Que tal?

Super beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...