Resenha: A Esperança


A resenha pro terceiro livro da minha saga - atual - favorita está pronta! E meio dramática. Querem conferir? Só tomem cuidado: quem ainda não leu "Em Chamas" pode encontrar alguns spoilers sobre o final do livro nessa resenha, e pode ser que haja alguns spoilers levinhos sobre o decorrer do próprio livro. A resenha veio tarde também - faz mais de um ano que eu li esse livro. Mas como reli ele recentemente, fiquei inspirada a terminar o ciclo de resenha da saga.

+ + + +


A Esperança
Livro #3 - Jogos Vorazes
Suzanne Collins - 424 páginas - Rocco
Adicione o livro no Skoob.

Guerra de sentimentos. Foi o que aconteceu na minha mente, quando terminei de ler o ultimo capítulo de Jogos Vorazes, A Esperança. Muita informação para absorver! E na verdade, acho que nem o fiz. Apenas me esqueci do tamanho e importância do que me foi oferecido nesse misto de aventura, drama e romance.

Depois de sobreviver mais uma vez à arena dos Jogos em sua edição especial, o Massacre Quaternário, a garota em chamas tem seu coração despedaçado ao descobrir que tudo dentro da arena contribuiu para seu resgate e transporte ao Distrito 13. Inclusive as mortes de seus aliados. Inclusive dois deles, Peeta e Johanna, serem levados pela capital. Para serem torturados.
Katniss Everdeen recebe a proposta de ser o Tordo da revolução dos distritos contra a Capital. Apenas oficialmente, é claro, já que o primeiro levante foi uma clara inspiração de seus atos contra a capital, no primeiro ano em que participou dos Jogos Vorazes.
Mas será que depois de tudo que aconteceu na arena, e na sua vida desde então, será que todos os pesadelos e traumas vão permiti-la desempenhar bem seu papel, e garantir a segurança das pessoas que ama? Será que todas essas mortes, depositadas em sua causa, valerão a pena? Será que ela continuará sendo a faísca que põe em chamas Panem inteira?
Talvez a resposta seja "Sim, claro". Mas acho que todo mundo quer saber como isso termina.

Gostei do final. Não me conformei com toda a história, mas gostei, por que terminou como tinha que terminar e como diz Hazel Grace (A culpa é das estrelas), o mundo não é uma fábrica de realização de desejos. Talvez isso dê a impressão de que algo muito ruim acontece no livro. Bem, acontece. Mas é só porque no final, isso precisava acontecer, para que uma coisa maior pudesse acontecer. Prometo que vocês vão entender quando lerem os últimos capítulos.
Acho que não preciso dizer que Suzanne Collins arrasou na narrativa. Não fosse assim, com certeza não teríamos tanto sucesso com a saga. É necessário, porém, assinalar a quase espirituosidade com que ela escreve o livro. Esse terceiro é tão profundo em suas reflexões, tão intenso, que me renderam várias frases de efeito. O que talvez tenha tornado o livro um pouco banal foi essa coisa de insistir em fazer tomadas de Katniss, deixá-la bonita para a câmera, como se ela ainda estivesse na Capital, ou fosse uma celebridade meramente simbólica, como se ninguém precisasse de seus atos de coragem e bravura, e sim da sua aparência em telas de TV. Achei que isso pudesse ter sido deixado para trás, mas também carrega uma grande contribuição para o desenrolar final da história.

A conclusão para toda a trilogia carrega um significado maior  do que realmente aparenta. Humanos sendo jogados dentro de arenas para lutar contra os outros até a morte, o domínio imponente de um governo sobre os menores, a política do pão e circo, acentuando o descaso dos mais privilegiados em relação aos outros. Isso não nos lembra alguma coisa? Será que o livro não é, por si mesmo, um ato de rebelião contra a Capital invisível, uma crítica ao que chamamos de sociedade atual? Filosofias à parte, o livro representou bem mais que apenas um "circo" para mim.

"- Você está se preparando para mais uma guerra, Plutarch? - pergunto.
 - Ah, não agora. Agora estamos naquele período tranquilo onde todo mundo concorda que nossos horrores recentes jamais deveriam se repetir - diz ele. - Mas o pensamento em prol do coletivo normalmente possui vida curta. Somos seres volúveis e idiotas com uma péssima capacidade para lembrar das coisas e com uma enorme volúpia pela destruição. Mas quem sabe? De repente vai ser isso mesmo, Katniss."

Que a sorte esteja sempre a nosso favor.

+ + + +
 com carinho,
         flávia c.

2 comentários:

  1. Eu estou LOUCA para ler esses livros, você não tem noção, mas até agora não conheço ninguém que possa me emprestar eles. Enfim, estou louca para saber o que acontece em Esperança, porque minha amiga me disse que uma listinha de pessoas morrem e não estou me aguentando de curiosidade. Amei a resenha!

    http://l-ovelythings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Victória! E tomara que você consiga ler o livro logo! Você vai amar! Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...